DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2011

    O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, mudou na estrutura, mas não em essência. Ele mudou no que se refere a quantidade de questões (de 63 para 180), de dias de realização (de 1 para 2), de utilidade pública (além de ser a porta de ingresso para o PROUNI, agora tem status de vestibular e é aceito pela maioria das universidades federais, além de poder ser usado para fíns de aquisição do diploma do Ensino Médio). No entanto, continua pautado nas Habilidades e Competências. Continua priorizando o raciocínio lógico e a interpretação em vez de decorebas. A redação continua, embora com algumas diferenças valorativas, mas com as mesmas exigências.

    Passamos então a dar algumas dicas sobre a redação no novo Enem. Não me aprofundarei nos méritos das regras gramaticais ou ortográficas (saliento apenas que será exigida a escrita dentro do Novo Acordo Ortográfico). Trabalharemos aqui apenas as questões estruturais da redação com enfoque na tipologia textual dissertativa argumentativa. Vou apresentar uma "Receita de Redação" objetiva, simples e que sempre surtiu efeito, comigo e com meus alunos (ensino há 6 anos e já fiz quatro provas do Exame, tirando notas acima da média nacional e, especialmente na redação, entre 90 e 97, também já consegui 4 bolsas integrais no PROUNI, sendo que 3 não tive condição de cursar e atualmente faço Direito na UNIRB com bolsa integral do PROUNI, consegui ainda uma bolsa no curso dos meus sonhos: cinema, na UFRB, mas também não pude cursar por que ando sem tempo).

A REDAÇÃO
    O Enem é todo contextualixado, isto é, o tema não será abordado de forma isolada do restante das questões, ele trará, possivelmente, um enfoque geral na prova. As imagens e textos fornecidos no tema contextualizam e apresentam diferentes aspectos, mas leia também as questões de Português, pois geralmente algumas delas trazem temáticas semelhantes que podem ajudar na elaboração.
    Com o tema, comece a elaborar sua redação com um esboço que você pode fazer em qualquer lugar, exceto na folha de resposta. Vamos chamar este esboço de ESQUEMA.
     O gênero textual que vamos elaborar, dissertação argumentativa, vai exigir que você aborde aspectos do tema de forma clara e objetiva. Você deverá se posicionar quanto ao tema, isto é, terá que assumir uma opinião, que é a ideia que você defenderá na redação. A sustentação da sua ideia acontecerá através de fatos, estatísticas, percentuais, dados informativos ou citações que comprovem sua ideia. São os aspectos que você irá abordar para comprovar sua ideia/tese. . Argumentar é sustentar uma ideia de modo a fazer com que nosso leitor se convença de que estamos certos e passe a pensar como nós.
       Pode ser pedida uma redação entre 25 e 30 linhas. Fique sempre no meio termo, não faça menos linhas do que foi pedido e nem faça mais.
      A redação inteira pode ter entre 4 a 5 parágrafos.
     Um parágrafo deve ter entre 5 e 7 linhas. O parágrafo, sabemos, é formado por uma ou mais orações. Em nosso caso será formado por mais de três orações. A primeira delas será o TÓPICO FRASAL, ou seja, será a oração que determinara qual o SUB TEMA será abordado. Nos outros se colocará os argumentos e o último será a conclusão. Tudo ficará mais claro no exemplo que daremos logo mais.
    Lembre-se ainda, que cada parágrafo deve ter um foco central, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão. Poderemos ter vários parágrafos dedicados ao desenvolvimento, mas o primeiro e o último serão dedicados à introdução e à conclusão.
     O tema deverá ser subdividido em 2 ou 3 sub temas, sobre os quais você tenha algum conhecimento.

     Vamos a um exemplo.

      É lhe dado o tema: Aquecimento Global
    Pense em causas, efeitos e soluções. As possíveis causas pode se tornar em sub temas: aumento da temperatura, desmatamento, emissão de gases poluentes na atmosfera...

     Com esses sub temas você deverá construir a sua introdução. Na introdução você:
    Trás o problema, deixa claro o seu ponto de vista, elenca as causas, efeitos e possíveis soluções, de forma breve e cita os sub temas que abordará no texto. Você aborda de forma sucinta que entre as possíveis causas do Aquecimento Global estão o aumento da temperatura, o desmatamento e a emissão de gases poluentes na atmosfera, mas sobre cada sub tema desses você só vai discorrer e argumentar nos seus devidos parágrafos. Feito o primeiro parágrafo, siga para os demais.

    O segundo parágrafo vai abordar seu primeiro sub tema:
  • Sub tema 1: Aumento da temperatura
  • O que você sabe sobre o assunto: sei o que é efeito estufa e li uma reportagem sobre as sequelas ocasionadas pelo aumento de temperatura. 
  • Ponto de vista/opinião/ideia a ser defendida: O aumento da temperatura pode trazer implicações desastrosas para o mundo.
  • Argumentos: Reportagem do jornal O Globo da conta das causas e consequências:

  1. causas: efeito estufa...
  2. consequências: derretimento das geleiras, desequilíbrio, migrações...

  • Conclusão: apontar possíveis soluções para amenizar o problema. 

     Agora é só juntar essas ideias para formar o segundo parágrafo de sua redação.
 
     Dessa forma, cada parágrafo do desenvolvimento compreenderá o mesmo esquema.

SUB TEMA
OPINIÃO
IDEIA
DADOS, FATOS, ESTATÍSTICAS, PERCENTUAIS OU CITAÇÕES COMPROBATÓRIAS
CONCLUSÃO


     Observe que cada parágrafo tem sua conclusão, mas a conclusão da redação deve ser específica: fazer a reafirmação do seu ponto de vista. Você poderá trazer à tona mais uma vez os sub temas com suas conclusões, mas use palavras diferentes. Cuidado para não se tornar repetitivo, faça isso de forma que se perceba que, depois dos argumentos citados, o seu ponto de vista é real e aponte a melhor solução para os problemas.

    Uma última dica: leia os textos de opinião que você encontra nos jornais, eles são basicamente elaborados nos moldes que nós descrevemos a cima e podem ajudar a compreender melhor a sistemática de elaboração de uma redação.

     Desejo a todos os que farão as provas do ENEM 2011 um excelente desempenho.

     Quaisquer dúvidas, estamos à disposição. 

     Prof. Abimael Borges



         


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