Espelhem-se no exemplo delas...

Hoje, 15 de outubro de 2009, nada melhor que recordar o pepel do professor na sociedade moderna. Eu que engatinho nessa área (apenas 8 anos de carreira docente), sempre me pego angustiado com esse tema. Parece que o muito que fazemos é cada vez um nada diante das tranformações sociais e principalmente diante das grandes vitórias da incipiência em nosso tempo. Esse 15 de outubro me faz lembrar de duas professoras que "brilharam" aqui na Bahia, por esses dias.


A primeira, na foto ao lado esquerdo, é uma professora do Ensino Fundamental, que em um dia de muito álcool e folia, subiu no palco para dançar o mais novo rítmo baiano "toda enfiada".  Quando o caso veio a público a escola em que ela trabalhava a demitiu. 

Qual o papel do professor/educador na sociedade atual?

A professora Virgínea, foto a baixo ao lado direito, foi a única premiada no nordeste e entre os 10 melhores do pais, em um concurso realizado pelo MEC.


Virgínia era professora do 5º ano da Escola Municipal Cipriano Santa Rosa, Acari - BA, quando escreveu o premiado projeto “Livro de Pano: ato e efeito de ler e escrever”.

Novamente pergunto: qual o pepel do professor na sociedade atual?

Qual dos dois exemplos melhor reflete nosso papel enquanto educadores, formadores de cidadãos?

Quando a professora dançava alegremente e quando a outra recebia um prêmio nobre, o que as duas diziam para a sociedade? Quais lições podemos aprender com elas? Qual é mais desejada e mais apoiada pelos seus alunos, colegas, amigos de modo geral?

Ao decidir pelo magistério, reflitam sobre essas coisas e se espelhem no exemplo delas, seja para ser ou não igual a elas.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!


Comentários

  1. Acheei seu blog muito interessante. ParabéénS ABIMA .
    Sátiro DiAS precisa depessoas inteligentes e que espalheem de umaformabenignao tens ai nessa cidade...q eh muita CULTURA .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar este tópico.