As Sete Maravilhas Brasileiras

    O Brasil é um país lindo, cheio de encantos, diversidades, surpresas e oportunidades. É um país que, como qualquer outro, tem lá seus problemas, mas os mesmos não chegam aos pés das nossas riquezas e maravilhas naturais e de nossa gente. Conhecer o Brasil é uma experiência inesquecível, até para nós, brasileiros.
     A primeira maravilha do Brasil é o seu povo! Gente como não se vê em nenhum outro lugar no mundo. De todas as cores, credos, raças, sotaques, culturas. Somos um povo amável e pacífico. A violência que alguém possa ser vítima aqui, pode também ser em qualquer outro lugar no mundo. Isso não pode servir de óbice ao sonho que um cidadão, de qualquer lugar do mundo tenha de nos conhecer. O brasileiro é, essencialmente, acolhedor.
      A segunda maravilha do Brasil é a sua riqueza natural! A Amazônia é a nossa grande mãe e nosso maior orgulho. Berço de uma diversidade ecológica jamais encontrada em qualquer outro lugar do mundo. Nossa vasta costa marítima abriga o que há de melhor em termos de laser, ecoturismo, diversidade de fauna e flora. Somos grandes, tudo aqui é muito grande! Somos um povo abençoado por nossa grande e linda pátria.
     A terceira maravilha do Brasil é a sua beleza arquitetônica. De Brasília, nossa Capital Federal, ao Cristo Redentor, nosso marco de fé cristã, aos Orixás, símbolo máximo da fé de matriz africana, no meio da Lagoa do Abaeté em Salvador na Bahia e tantas outras riquezas do nosso patrimônio artístico, não haveria livros capaz de dar conta de tanto riqueza. Somos uma nação que cresce e se moderniza a cada dia.
     A quarta maravilha do Brasil é a sua riqueza cultural e esportiva. Nós sabemos e fazemos o melhor em música, dança, artes plásticas, literatura, cinema, teatro. No campo, na quadra, na areia, nas raias, na água, no mar, no ar, no ringue, no tatame, em qualquer esporte, nós somos gigantes! É uma pena que a nossa própria mídia só dê visibilidade ao que há de pior, entretanto, nós temos o maior celeiro de intelectuais da arte e talento dos esportes que o mundo precisa conhecer, das letras de Caetano e João Gilberto, de Aleijadinho à Casa da Flor... são tanto nomes e talentos que seria impossível nominar a todos.
   A quinta maravilha do Brasil é a nossa diversidade religiosa. Em nosso país todos somos livres para professar a nossa fé da maneira que melhor nos agrade; apesar de alguns pensarem que tem liberdade para dominar a nação, é errôneo pensar que isso pode ser aceito para limitar a liberdade alheia, aqui os ritos, as cerimônias, os cultos, as liturgias e todas as formas de manifestação de fé tem espaço, desde que respeitem as outras.
    A sexta maravilha do Brasil é a sua extensão territorial. Nosso país é muito grande, populoso, abundante, rico. Cada região tem seu encanto diferente, tem seu sotaque, sua culinária, seus modos de ser e fazer, seu clima, seu fuso horário, de modo que, o visitante vai imaginar que está em um país diferente a cada mudança de região, quando na verdade esta no Brasil, um país com todos os outros dentro.
   A sétima, mas não a última, maravilha do Brasil é sua riqueza mineral. Somos a nação que tem mais água no planeta. Temos ouro, prata, cobre, ferro, pedras preciosas, plantas, animais, solo fértil o ano inteiro, tudo em abundância. Somos autossuficientes em petróleo, gás natural, reservas minerais e muito mais. Temos orgulho de termos tudo o que o planeta pode oferecer a um povo soberano.

   Temos problemas e insatisfações como qualquer outra nação. Mas somos um povo forte, que luta, que batalha, que sabe o que quer e onde quer chegar, que é modelo de esperança, paz e prosperidade para todo o mundo e que, apesar de muitas nações não levaram fé na gente, nós vamos chegar lá, no ponto mais alto do pódio, sacudir a nossa bandeira e gritar: isso é Brasil!

Comentários