Os Carai-BA - vídeos produzidos por jovens de Irecê-BA chega a 1 milhão de visualizações!

Com o objetivo de satirizar a vida dos estudantes universitários que moram fora de casa os jovens Helbinho, Hebert e Pablo, da cidade de Irecê-BA, estão produzindo um dos maiores fenômenos de acessos na internet brasileira, nos últimos tempos, em menos de três meses já contabilizam um milhão de visualizações no youtube. Abimael Borges, entrevistou os garotos.
BAHIA ATUAL – Vocês fazem ideia do impacto cultural de mais de 1 milhão de visualizações no youtube?
Resposta: para falar a verdade, nem esperávamos por tamanha quantidade de visualizações em tão pouco tempo, mas temos consciência da repercussão e impacto que isso pode causar sim. É assustador (risos)!
BA – Essa identificação tão imediata se deve à espontaneidade de vocês e aos assuntos abordados nos programas com os quais a maioria dos jovens se identifica ou vocês apontam outros motivos?
[Hebert] O conteúdo dos vídeos é de fácil identificação com os jovens, principalmente a massa universitária, seja o estudante que mora fora de casa ou não (já recebi depoimento de universitários dizendo que não mora fora de casa, mas que tem um amigo que vive em condições semelhantes às retratadas nos episódios). Além da identidade e espontaneidade, aponto ainda o fator talento: sem dúvida, Helbinho consegue prender a atenção do expectador com suas ideias e leque variado de interpretações.


BA – O nome do canal no youtube “Os Carai-BA” representa qualquer cidade em que se encontre o estudante. Há nesse nome alguma outra interpretação?
(risos) Há outras interpretações sim. Aliás, há muitas interpretações. O nome tem duplo (ou múltiplos) significados, mas ainda não vamos expô-lo... estamos nos divertindo com essa curiosidade da galera... apenas os fortes entenderão!
BA – De alguma forma a vida de vocês já mudou em decorrência do vlog?
Resposta: Sim. Em alguns lugares já somos identificados e abordados por admiradores. Ainda é estranho, assustador, mas, ao mesmo tempo, interessante. É gratificante ver seu trabalho sendo reconhecido. Quem não gosta?!


BA – Vocês fazem planos para o futuro do Canal, ou vai continuar como está?
Temos planos de aprimorar o conteúdo e melhorar a qualidade dos vídeos. Mas ainda são planos no papel, depende de alguns fatores, a começar pelo principal: tempo!
BA – Helbinho já pensou em seguir carreira profissional como apresentador de programa de TV?
[Helbinho] nunca pensei em fazer um Vlog, imagine ser apresentador de programa de TV. Por enquanto, continuo sonhando com a ideia de ser arquiteto.


BA – Hebert e Pablo pretendem seguir carreira artística, mesmo que nos bastidores, ou pretendem seguir as profissões que escolheram na faculdade?
[Hebert] já sigo uma carreira profissional (sou advogado e professor universitário) o que ajuda na produção dos vídeos. A carreira artística, por enquanto, é um plano surreal...
[Pablo] nesse momento, continuo pensando em seguir a carreira que escolhi na faculdade (ciência da computação).

BA – Vocês já tinham alguma experiência com cinema, TV ou mídia de forma geral ou foram aprendendo na prática?
Helbinho e Hebert (irmãos) sempre gostaram de criar slides e editar vídeos, mas sempre de forma amadorística, sem qualquer intuito profissional. Nunca tivemos contato com TV ou qualquer tipo de mídia. A produção dos vídeos está ocorrendo de forma empírica.
BA – É difícil gravar e editar? Já tiveram algum imprevisto ou alguma história curiosa nos bastidores das gravações?
Gravar é muito divertido, mas editar dar trabalho pra Carai-BA! Em média, fazemos 2 horas de vídeo, passamos umas 6 a 8 horas editando a fim de parir um episódio de 6 a 10 minutos. Imagine! A gravação do episódio 9 “Desventuras Sexuais” foi a mais trabalhosa, pois, além de conter muitas cenas com participantes diferentes, nós paramos as gravações várias vezes por ter “contaminado” o áudio com as nossas próprias risadas. Foi muito divertido fazer esse vídeo. Em breve faremos um vídeo sobre as curiosidades das gravações e edições...


Helbinho, roteirista e apresentador de Os Carai-BA
 
 
 
 
 

Comentários