Há algo podre no reino da Copa de 2014


É engraçado como os assuntos cruciais para a realização da Copa de 2014 não é divulgado pela grande mídia. Os orçamentos, os gastos, as origens dos recursos financeiros, os contratos, acordos e conchavos. Tudo por baixo de sete capas. Enquanto isso a mídia alardeia a festa, os trios, o mascote, e um monte de besteirol pra enrolar os bestas dos brasileiros. Para nós, os otários, vai sobrar a conta pra pagar, pois nem aos jogos vamos ter condições de assistir.
Ninguém comenta sobre os valores referentes às obras dos estádios, que em 2010 era um e hoje já é mais  de 200% a mais, são valores incalculáveis, as obras já estão três vezes mais acima do valor previsto. O ex-jogador e hoje Deputado, Romário, em entrevista que pode ser conferida no youtube afirma que as obras estão em atraso decorrente da possibilidade que existe do superfaturamento, isto é, quanto mais perto da copa estiverem, mais caras ficarão.
O Ministério Público Federal recomendou, essa semana, que o prefeito de São Paulo suspenda o sigilo imposto no documento celebrado entre a prefeitura e o comitê organizador da Copa (Leia mais sobre isso).  O que há nesse documento ou em outros que devam ficar escondidos do povo brasileiro? Onde fica o direito à informação e a transparência da coisa pública no meio dessa sujeira toda?
O governo quer que nós engulamos que a copa é um privilégio da nação, mas não é. A copa do mundo no Brasil é um privilégio do marcado capitalista, dos grandes empresários, das multinacionais e só. Enquanto educação recebe 10% do PIB, valor que depois de passar pelo ralo da corrupção não dá nem pra reformar uma escolinha no interior do nordeste, os gastos com estádios ultrapassam a casa dos trilhões de reais. E afinal que interesse teriam empresas como a Coca-Cola, a Rede Globo e outros multimilionários investindo nas UPP’s no Rio e colocando brinquedinhos nas favelas enquanto muitas outras são, misteriosamente queimadas em São Paulo?
O brasileiro, cego pelas poderosas mídias, não consegue enxergar que o maior crime de todos os tempos está acontecendo não na política, no mensalão, mas sim, na vida de milhões de pessoas que estão ficando desempregadas, sem moradias dignas, sem acesso a saúde, uma educação tecnicista vergonhosa que só prepara o povo pra ser bons operadores e maus pensadores. Acorda Brasil!

Comentários