2º Encontro de Conterrâneos e Amigos de Sátiro Dias

          A oportunidade de congraçamento dos conterrâneos e amigos de Sátiro Dias na capital da Bahia já é um dos eventos sociais mais esperados do ano para o povo do velho Junco. O sucesso do ano passado vai se repetir em dobro em 2011. Se depender da força de vontade do organizador Charles Cruz e de seus colaboradores, estaremos vevenciando um momento ímpar na história de Sátiro Dias. Fomos conversar com Charles para saber os principais desafios e expectativas dessa segunda edição do ECA.

Abimael Borges - Como você está sentindo a expectativa do pessoal para o 2º ECA?
Charles Cruz - Percebo que as pessoas estão ansiosas, esperando chegar o grande momento do encontro e reencontro e acompanhar de perto as novidades.

AB - Quais as principais novidades desse ano?
CC - Uma das novidades é a transmissão do evento em tempo real para todo o planeta. As outras novidades as pessoas conferirão no dia da festa.

AB - Como está a sua expectatica para a realização do evento?
CC - A expectativa de nossa equipe é maior que a do 1º ECA, uma vez que o evento cresceu e ganhou credibilidade perante a sociedade. Logo, o 2º ECA exige muita responsabilidade e competência.

AB - Quais os desafios que está enfrentando para a organização do ECA esse ano?
CC - Um deles é a questão do patrocínio. Até o momento contamos com menos patrocínio que o 1º ECA. É preciso que o poder público e a sociedade civil, como um todo, reconheçam a importância de um evento desse porte que leva a cultura satirodiense além de seu limite municipal.
A receita bruta das vendas das camisas não cobre os custos do evento, portanto, seja  um dos patrocinadores e acredite que é possível realizar uma festa de integração.

Ao microfone Charles Cruz, idealizador do projeto, e artistas.

           Para a professora Cristiana Alves, que participou da primeira edição, o 2º Encontro dos Conterrâneos e Amigos de Sátiro Dias em Salvador, representa:


1º Uma continuidade do desejo dos agentes culturais e artistas de Sátiro Dias de ter um espaço no qual a produção artisticocultural promova integração entre pessoas através das artes;

Cristiana Alves e Abimael Borges
2º Representa o esforço pessoal, do jovem Charles Cruz, em organizar um espaço que propicie a sociedade civil de Sátiro Dias a visibilizar os talentos de seus artistas, pois tendo o município, grande potencial em diversos estilos artísticos é necessário visibilidade;

3º Representa um chamado de atenção ao Poder Público para que pense a Arte e a Cultura como possibilidades de atividade de sustentabilidade e invista no talento de seus munícipes;

4º Representa um incentivo a artistas a continuarem produzindo suas atividades e buscarem espaços além dos limites locais para exporem sua produtividade;

5º Representa ainda a possibilidade de continuação de um projeto de inclusão através das artes, que se inicia no espaço local de Sátiro Dias porém, não se limita ao seu território geográfico, é marca do mundo globalizado que quebra as fronteiras entre o local e o global.


Sheila Vieira recebe autógrafo de Luiz Eudes
O escritor Luiz Eudes, que tembém engrandeceu o evento com sua presença na primeira edição, destaca: "Este evento é de suma importância para o aprofundamento cultural dos artistas satirodienses. A visibilidade do encontro é extraordinária. Porém, do ponto de vista geral este não é o foco principal, que na verdade é o do congraçamento, do encontro, da alegria e da festa. A festa do povo de Sátiro Dias em Salvador. Estarei lá em mais esta edição e indico como um grande acontecimento." convida.

Comentários