Brasil no Festival de Cannes 2011



       Hoje, dia 11/05, tem início o famoso Festival de Cannes 2011 de Cinema, que acontece todos os anos na França; o Festival vai até o dia 22/05. Embora a primeira edição do Festival tenha acontecido em 1946, o Brasil só veio a participar em 1962, com "O Pagador de Promessas", que naquele ano conquistou a única Palma de Ouro brasileira. Houve, no entanto, outras participações brasileiras no festival, como foram os casos das atrizes Fernanda Torres, que levou o prêmio de Melhor Atriz, em 1986, com o filme “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Arnaldo Jabour, e também, Sandra Corveloni, que  em 2008 levou o mesmo prêmio com o filme “Linha de Passe”.

    Este ano estaremos representados por dois longas brasileiros que estão na lista de indicados de seções paralelas. Na mostra Um Certo Olhar estará “Trabalhar Cansa”, dos diretores Marco Dutra e Juliana Rojas. Na seção Quinzena dos Realizadores estará “O Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz. Além destes, participarão os curtas "Permanências", de Ricardo Alves Junior, na Semana da Crítica, e "Duelo Antes da Noite", de Alice Furtado, na Cinéfondation.





Novidades de Cannes 2011


Palma de Ouro de Honra
A partir de 2011, os organizadores atribuirão uma Palma de Ouro de honra que será entregue durante a cerimônia de Abertura, todos os anos. Este reconhecimento é atribuído a um realizador importante, cuja obra se afirme como referência, mas que nunca tenha recebido a Palma de Ouro. 

País Convidado
Outra novidade é que a partir dessa edição haverá um país convidado e homenageado. Inaugura o recebimento dessa honraria o Egito “Convidar o Egipto em 2011 não representa apenas acolher um país que assinalou ao mundo a sua necessidade de mudar de história, a sua necessidade de liberdade, a sua força coletiva e o seu desejo de democracia fazendo a revolução de 25 de Janeiro, representa igualmente acolher um grande país de cinema cuja presença em Cannes nunca parou de se manifestar.” Dizem os organizadores.


Comentários