ENEM - 1ª Prova

Hoje fui fazer o ENEM. Aqui na Bahia não temos horário de verão, mas a prova foi realizada no horário de Brasília, por isso muita gente chegou atrasado. Tem gente muito despercebida que não presta atenção nos noticiários e nem liga pra nada, em cima da hora vai correr atrás do prejuízo e é tarde. 
Logo quando eu estava chegando no colégio, vi um rapaz partir correndo ao perceber que sua sala ficava em outra escola do outro lado da cidade; nessa correria por pouco ele não foi atropelado.
A prova estava boa. Considerei que os enunciados estão mais claros, embora a complexidade das questões tenha se mantido. Eu gostaria de saber qual é o aluno do Ensino Médio que estuda, nessa região, Maquiavel e Michel Foucault? Teve questões que exploraram o pensamento desses caras.
Um erro grotesco pode ter prejudicado muita gente. A sequência das questões na folha de resposta era uma e no caderno de questões, outra. Muita gente pode ter pensado que a primeira questão deveria ser marcada na questão 46 (correspondente às questões de HUMANAS), mas, a orientação (tardia para alguns) foi de que deveria ser marcada na sequência. Que confusão! Parece que equívocos e problemas estão virando a cara do ENEM.
A prova está complicada no tamanho, está mais cansativa. Antigamente eram 63 questões e uma redação em um único dia, mas em 5 horas. Hoje temos três horas pra responder as 90 questões do primeiro dia.
Desejem-me sorte, amanhã é a melhor parte: Redação.

Comentários