Sátiro Dias vai ganhar ponto turístico.

Para quem não sabe, o açude de Sátiro Dias, que fica na antiga Baixa Funda, não surgiu espontaneamente, fui cavado em 1957, obra do então governador da Bahia  Antônio Balbino. Foi cavado na base da enxadeta, enxada e pás e a terra tirada em lombo de jegue e homens que tiravam com cestos de cipó, imagine, carregar barro em cestos de cipó na cabeça, pois assim cavaram aquele açude.
Agora, 53 anos depois, o açude será valorizado, não mais para abastecer a cidade, mas para se tornar ponto turístico para o lazer dos moradores e visitantes.
A obra foi conseguida graças ao empenho do prefeito Joaquin Neto, em buscar os recursos junto Ministério do Turismo. A verba de quase 1 milhão de reais, destinada ao fomento e investimento ao turismo, vai revitalizar o açude transformando-o em atração turística da cidade.
Mas as obras estão só no começo. O desafio de revitalizar o açude é muito grande, pois inclui o processo de oxigenação da água, além de toda infraestrutura de acesso ao local e de acomodação dos visitantes.
Atualmente alguns moradores falam de balsas, outros de barcos que estão sobre o açude, na verdade foram construídos dois quiosques flutuantes que dão a idéia de como será o ambiente por lá.
Fotos: Abimael Borges
Texto: Abimael Borges

Obrigado amigos Marcelo Torres e Samuel Souza, pela ajuda nesta matéria.

Comentários

  1. Excelente texto, parabéns! realmente a obra vai engrandecer a estrutura da nossa pequena grande Sátiro Dias.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa á sua inciativa de relatar fatos, acontecimentos em nossa cidade e municipio, pois disponibiliza, pelo menos a uma parte da população que tem acesso a rede de computadores, tambem estara oportunizando outros setores a terem conhecimento deste e outros acontecimentos de revancia em nossa cidade.Parabens! pela inciativa e despreendimento, busque sempre a imparcialidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Joaquim Neto meu nome é Claudio.Eu estou no Rio de Janeiro, mas eu sou filho de Satiro dias.Estava vendo as fotos das obras daí, vc está arrazando.Quando eu chegar ae espero que o açude já esteja muito bonito,lá vai ser um ponto turístico muito bom valeu um abraço para todos. E se Deus quiser em 2011 estarei ae para curtir uma boa festa.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão Antonio Dilson esteve neste açude e me disse do grandioso benefício que ele traria a Sátiro Dias.
    Vi as fotos e fiquei muito animado com o referido Projeto.
    Prefeito,- P A R A B É N S -é assim que se faz algo de importante para o povo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar este tópico.