NOTÍCIA

Revelando os Brasis ganha a estrada levando sessões gratuitas de cinema para pequenos municípios em todo o país


Três caminhões percorrem simultaneamente quase 30 mil quilômetros, passando por 40 municípios e 18 capitais em todas as regiões do Brasil.
A mostra apresenta os vídeos realizados na terceira edição do projeto.

O Circuito de Exibição Revelando os Brasis tem início no dia 14 de Maio. Três caminhões percorrerão quase 30 mil quilômetros levando projetores e telas de cinema para exibições em ruas e praças. Os 40 municípios selecionados nesta terceira edição e as 18 capitais dos respectivos estados receberão a mostra, que apresentará os vídeos feitos pelos moradores dessas cidades. O projeto existe desde 2004 e viabiliza a produção de filmes em cidades com até 20 mil habitantes.

O Revelando os Brasis é um projeto da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.

O lançamento do Circuito acontece no dia 14 de Maio, no município de Sapeaçu, na Bahia. O evento contará com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Em cada exibição do Circuito, será apresentado o vídeo produzido na cidade, além de mais três produções do projeto. Cada vídeo tem duração aproximada de 15 minutos e os caminhões que transportam os equipamentos funcionarão como cabines de projeção.

O Circuito em números
40 municípios com até 20 mil habitantes cada
18 capitais
40 vídeos digitais na programação
Quase 30 mil quilômetros a serem percorridos
3 caminhões seguindo rotas diferentes e promovendo exibições simultâneas

As rotas - De Sapeaçu, um dos caminhões segue para a exibição no Pelourinho, dando continuidade à Bahia, percorrerá também os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. As exibições devem durar até meados de Junho, quando o segundo caminhão terá cumprido a rota do Espírito Santo ao Acre, promovendo exibições também em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Rondônia e o terceiro roteiro terá passado por Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ações de difusão - O Circuito de Exibição faz parte das ações de difusão do Revelando os Brasis. Os vídeos do projeto também são exibidos no programa de TV que vai ao ar pelo Canal Futura. As produções são lançadas ainda em DVD, com distribuição gratuita entre os realizadores, organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o País.

Mais Informações:
Marialina Antolini
Assessoria de Comunicação
Instituto Marlin Azul
(27) 3327-2751 / (27) 8123-8545

Comentários