Revelando os Brasis






Divulgado o resultado da seleção da terceira edição do projeto





O Revelando os Brasis Ano III anuncia os 40 moradores de pequenas cidades que participarão das oficinas de formação e de realização audiovisual do projeto, que viabiliza a produção de vídeos digitais a partir de histórias escritas por autores residentes em municípios com até 20 mil habitantes. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e parceria do Canal Futura.

Para chegar à lista de 40 autores selecionados, a Comissão de Seleção leu e avaliou 671 histórias inscritas por pessoas de todas as regiões do país. Ao todo, o projeto recebeu 712 inscrições, mas foram desclassificados os candidatos abaixo de 18 anos de idade e os moradores de municípios acima de 20 mil habitantes.

De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 5.568 municípios; desses, 4.006 têm até 20 mil habitantes.

Cursos - Os autores participarão do Curso de Formação e Realização Audiovisual, entre os dias 24 de junho e 5 de julho, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas. O curso oferecerá oficinas de introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, pesquisa, mobilização, direitos autorais e comunicação colaborativa.

Após os cursos, os selecionados retornarão a suas cidades para transformar as suas histórias em vídeos com até 15 minutos de duração. Nessa fase, eles contarão com o apoio de uma produtora regional que irá providenciar os equipamentos de câmera e de som digitais.

Os vídeos - Nas duas primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2006, foram produzidas 80 obras, entre ficções e documentários. Os vídeos realizados pelo projeto são apresentados em suas comunidades através do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis, que leva uma tela de cinema para os municípios. As produções também são exibidas no programa de TV que vai ao ar pelo Canal Futura. A partir de 2008, os vídeos do projeto também serão lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

Os selecionados Baianos são:

Abimael Borges dos Santos
História: Caminho de Feira - A Universalidade Cultural da Feira Livre de Sátiro Dias
Sátiro Dias - BA

Delmar Alves de Araújo
História: Jardim de Plástico
Lençóis - BA

Djenane Ferreira da Silva Correia
História: Dona Joana: Seus Ternos e Danças
Água Fria - BA

Edson Silva de Jesus
História: Os Vendedores Ambulantes de Beiju de Coco
Sapeaçu - BA





Comentários